13 dias de recuperação da 2a fratura.
Hoje tive nova consulta médica. Consegui chegar no médico sem nenhum acidente! Ufa!
A primeira notícia foi ver o raio-x da 2a fratura antes da cirurgia. Segue:
A imagem da esquerda é uma imagem frontal, e a da direita a imagem vista de lado (a mancha branca é o gesso). Dá p/ notar que quebrou tudo de novo mesmo. Mas, como eu mostrei na outra imagem (scopia) a cirurgia já alinhou tudo de novo.
O que é interessante ver neste raio-x são os furinhos que ficaram no osso depois da remoção do fixador externo. (imagem da esquerda - 4 furinhos acima da fratura principal)
Nesta primeira consulta pós-cirurgica, o médico disse que está tudo ok, o inchasso já diminuiu bastante, o movimento do joelho já está voltando e o do tornozelo tenho que trabalhar.
O joelho nos 3 primeiros dias não dobrava, agora já consigo fazer um ângulo de 90 graus.
O médico me ensinou uma "fisioterapia caseira" que eu achei bem útil:
- para recuperar o movimento do tornozelo: passe um lençol na ponta do pé e puxe na sua direção até quando começar a doer. Segure neste ponto por 10 segundos e depois estique o pé para baixo na direção oposta e também segure por 10 segundos.
- para o joelho: devo ir forçando dobrar de acordo com o que a dor permitir, segurando na posição também por 10s e depois esticar.
Fazer estes movimentos várias vezes ao dia ajuda a dimunuir o número de sessões de fisioterapia no fim da recuperação.
Eu também tirei os pontos hoje. No total eram 12 pontos da última cirurgia.
Segue a foto da minha perna hoje, menos inchada e sem pontos. A cor ainda está estranha, porque como eu sou muito branquinha tenho facilidade de ficar com hematomas... e eles demoram para sumir.
Continuo sem poder colocar o pé no chão. Vou voltar daqui 1 mês no médico para novo raio-x e para ele avaliar se já posso colocar o pé no chão.
O único comentário que o médico fez a respeito do tempo total de recuperação foi: ''esse tipo de fratura que você teve é bem chatinha porque no local que você quebrou tem poquíssima irrigação, é só osso e pele, então demora mais mesmo para sarar''.
O négocio é exercitar... a paciência.... e as articulações ;-)
Abaixo segue alguns links de papers interessantes que eu achei na web:
Boa noite Dani! Gostaria de saber se teve dor nas costas e no quadril depois da cirurgia?? Tô a 42 dias sem posição e agora com várias dores no corpo por causa do tornozelo
ResponderExcluir