terça-feira, 31 de maio de 2011

Apocalipse Now!!!

Mais uma semana chegou, e já fazem 75 dias de recuperação.

Estou em casa me preparando para ir a minha consulta médica de rotina, na qual o médico iria avaliar como está a minha botinha e tirar um novo raio-x para ver se ainda está tudo no lugar.
Mas, e sempre existe um mas na melhor parte da história, eu caí novamente! No hall do elevador, eu não sei direito o que aconteceu, talvez tenha tropeçado no tapete ou desequilibrado na muleta, só se que eu me estatelei no chão.
Joelho e mãos raladas e a perna fraturada doendo absurdamente... Na hora me recusava a acreditar que poderia ter quebrado a perna novamente, então fiquei relutando com a dor, pensando que estava exagerando, mas a cada segundo que se passava e a dor se intensificava, eu fui me dando conta que, realmente, eu tinha altas chances de ter quebrado a perna... de novo!

Cheguei no hospital, e fui direto para a sala de raio-x. Eu ainda estava com a botinha... não conseguia tirá-la! A dor era alucinante... o radiologista se compadeceu da minha dor e deu um jeito de despistar os metais da bota e tirou a chapa com bota e tudo. Em 5min, eu conseguia ver na cara do radiologista e dos técnicos que a minha situação não estava boa.

O médico, após ter visto o raio-x, pediu ao gesseiro que colocasse em mim uma tala de gesso até a metade da coxa, para imobilizar a perna novamente fraturada e o radiologista conseguir tirar outras chapas. Neste momento a única coisa que passava na minha cabeça era: D'eus me ajuda! Me ajuda a sair desta! Me ajuda com esta dor!

Feito a tala e as chapas, meu destino era certo: centro cirúrgico. Não há opção para quando acontece uma re-fratura (não sei se a palavra existe!). A haste de titânio que eu tanto evitava, agora era minha única opção.

48 horas após minha queda, estava eu, novamente, entrando no centro cirúrgico para colocar a haste. Era uma cirurgia de risco devido ao perfil da minha fratura na tíbia: aspiralado e fragmentado. O médico estava preocupado pois corria o risco da fratura se fragmentar ainda mais com a pressão para a colocação da haste.

Após outra rack, outra indução ao sono, e bloqueio de morfina para minha perna direita, eu acordava da cirurgia. Graças a D'eus foi um sucesso!! A haste havia sido inserida e o osso resistiu! Mesmo com a dor intensa o alívio era enorme!

Abaixo está a scopia (raio-x) da mesa de cirurgia, com a haste e os parafusos já colocados. Podemos ver a haste que é a parte escura e que o osso ficou bem alinhado.


Como a haste é inserida próximo a patela, o movimento do joelho fica comprometido pois incha bastante, mas isto é resolvido com fisioterapia.
A respeito da dor, ainda estou nos primeiros dias, então está doendo bastante mas estou tomando vários remédios que ajudam a passar a dor.

Abaixo a foto de como está a minha perna após essa cirurgia e com as cicatrizes das cirurgias anteriores, praticamente uma colcha de retalhos! hahaha



A perna ainda está bem inchada, e apresenta alguns hematomas devido a "re-fratura".

Abaixo segue o link do chart de como é feito a cirurgia, para quem tiver curiosidade.
http://www.smartimagebase.com/fratura-de-t%C3%ADbia-e-f%C3%ADbula-ossos-da-perna-inferior-quebrados-com-cirurgia-de-fixa%C3%A7%C3%A3o/view-item?ItemID=27475

Abaixo um artigo a respeito da história e efetividade do tratamento da fratura de tíbia com a haste.
http://www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1590&idIdioma=1

Abaixo artigo discutindo os diversos tratamentos de fratura na tíbia.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522009000100008


Obrigada meu D'eus por mais uma etapa conquistada!!!

3 comentários:

  1. Agora eu entendi porque outra cirurgia!
    Aff... você está precisando de uma "rezadeira". rs

    ResponderExcluir
  2. Que sofrimento em filha meu Deus, estou também em recuperação da tibiA mas espero ja está no final fiz uma cirurgia também seu blog é muito bom....abvssss Valdo.

    ResponderExcluir
  3. Que sofrimento em filha meu Deus, estou também em recuperação da tibiA mas espero ja está no final fiz uma cirurgia também seu blog é muito bom....abvssss Valdo.

    ResponderExcluir