segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mas o que aconteceu com a senhorita?!

Tudo começou dia 10/03/2011, as 7h da manhã, quando escorreguei no chão molhado. Lembro-me de ainda estar no ar quando eu vi a parte inferior da minha perna se expandindo e ouvi o barulho (clac), logo pensei "pqp quebrei minha perna", e quando me dei conta já estava no chão.
A dor? Inexprimível.
Desespero? Total! Eu nunca tinha nem torcido nem quebrado nada em mais de 20 anos de vida...
Até aquele momento não sabia a gravidade, mas logo soube: fratura exposta, sendo que a intervenção cirurgica deveria ser feita o mais rápido possível.
De acordo com os termos médicos, ocorreu uma fratura exposta da diáfase da tíbia e fíbula do tipo II. Para nós, leigos, fratura exposta com desalinhamento do osso da tíbia e da fíbula com ferimento maior que 1cm e pouca lesão ao músculo e nervos.

Abaixo foto do momento da fratura.




Mas a pergunta que não queria calar: como eu consegui quebrar desse jeito????
Não estava usando salto alto, não pulei, não fiz nenhum movimento brusco, ninguém nem se quer me empurrou ou me chutou!!
De acordo com os médicos foi fratura por torção, de característca espiralada. De novo, para nós, leigos, é como se eu pegasse uma caneta bic e a torcesse. Tente fazer e veja como fica. Pois bem, foi assim q eu fiz com meu osso!
Meu chinelo (croc não usem isso!!) escorregou mas logo aderiu ao chão novamente, contudo meu corpo já estava no movimento do tombo, por isso estourou a parte onde a energia dos dois movimentos contrários de encontraram.

Chegando ao hospital, raio-x e exames pré-operatórios foram feitos. Tinha que operar o mais rápido possível, que aconteceu as 18h30 do mesmo dia.
Fraturas expostas não podem demorar muito para serem fechadas devido ao risco de osteomielite (çontaminação e infecção dos ossos). É recomendável se operar, no máximo, até 12 horas após a exposição do osso.

Abaixo o raio-x da fratura antes da cirurgia.



A dor do pré-operatório é muito maior do que a dor do pós-operatório, o que já é um alívio.
Para a cirurgia, você tem que tomar anestesia raqui (rack) e felizmente, o médico te coloca para dormir para que você não veja nada.
Durante a cirurgia, o papel do médico é fazer a completa higienização da fratura com no mínimo 10 litros de soro fisiológico, deixar bem limpinho para depois fazer a redução da fratura (alinhar o osso, colocando-o no lugar).
Devido ao perfil da minha fratura, e por ela ser exposta, eu tive que colocar um fixador externo para que ela se mantivesse alinhada. Sim, são aqueles famos pinos e ferros que ficam p/ fora.
Abaixo um link mostrando extamente o que o médico teve que fazer:
http://www.smartimagebase.com/debridement-and-stabilization-of-open-tibia-fracture/view-item?ItemID=15018

Agora começa a parte mais preocupante, pois você tem que tomar milhões de antibióticos e rezar para que seu osso reaja bem a operação e aos pinos inseridos e não tenha sido infectado. Eu fiquei tomando diversos antibióticos por 18 dias após a cirurgia e graças a D'eus, deu tudo certo!
Na 1 semana após a cirurgia eu sentia muita dor e estava tomando remédios muito fortes. Tem gente que até diz que tem alucinações com os remédios, mas no meu caso a única coisa que eu senti foi enjôo. Após esta primeira semana, a dor diminui bastante, e tomando um tylenol ou novalgina já passa.

Abaixo foto do fixador externo após cirurgia.




A respeito do fixador externo, é necessário tomar muito cuidado com ele pois é bem frágil e qualquer toque que seja feito nele, você sente repercutir no seu osso. Por isso é necessário tomar muito cuidado!
A higienização é crucial, pois você ainda corre o risco de infecção no osso. Muita água e sabão e eu também usava iodo e pomada cicatrizadora.

A primeira parte da minha aventura já estava concluída! Só não sabia o que me esperava....

Existem alguns links bem legais e que dão mais informações médicas a respeito deste assunto. Segue abaixo:

http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/18-Fratura_Ex.Dia.Tib.Ad.pdf

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/blair_art4.htm

http://hcinvestimentos.com/2010/08/29/fratura-tibia-e-fibula-1-ano-de-recuperacao/

4 comentários:

  1. Sua vida não foi fácil ufa!!!!
    Estou me recuperando DE uma cirurgia com haste na tibia mas tudo que vc passou é.muito pior, meu Deus isto me inspira pois o que vc passou foi algo inacreditável....como vc está hj?

    ResponderExcluir
  2. Sua vida não foi fácil ufa!!!!
    Estou me recuperando DE uma cirurgia com haste na tibia mas tudo que vc passou é.muito pior, meu Deus isto me inspira pois o que vc passou foi algo inacreditável....como vc está hj?

    ResponderExcluir
  3. Meu filho passou por isso sei bem o que é foram 100 dias de muita luta. Mas agora ele esta 100%

    ResponderExcluir
  4. To passando uma barra agora parecida porem ñ foi preciso a cirugia mas quebrou meuvosso tibia hoje faz 1 mes q to com um gesso até a metade da coxa sem poder enrolar o joelho e depois q tirar provavelmente vou ter q fazer fisoteraria pelo fato do joelho e o tornozelo ficar tanto tempo sem movimentar e so vai tirar o gesso daqui mais 15 a 30 dias se a recuperaçao for do jeito certo aff mas graças a Deus to bem melhor ñ sinto mais dores como no inicio

    ResponderExcluir