segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tenho certeza que tem algo errado...

Já faziam exatos 30 dias que havia me machucado, e 11 dias q havia tirados os pontos.
Percebi que minha cicatriz estava ficando com uma coloração mais escura, de vermelho rosado, ela começou a se tornar roxa... a aparência da pele começou a ficar bem fina, como se fosse um plástico esticado... e eu comecei a ficar preocupada...
Estava eu higienizando a cicatriz, e de repente a pele se rompeu e a minha cicatriz estava aberta novamente. Exatamente no local em que o osso tinha sido exposto! A única coisa que eu tinha a fazer é continuar limpando e lavar com mais soro fisiológico...
Óbvio que na hora bateu um desespero de novo, pois veio de volta todo o medo da inflamação e contaminação... mas o que eu podia fazer? Simplesmente orei p/ que não fosse nada disso, e continuei orando!

No 33 dia, fui novamente ao médico, e mostrei para ele o que tinha acontecido. Ele pareceu um pouco preocupado, mas como não estava saindo nenhuma secreção estranha ele somente receitou uma pomada de colágeno para selar melhor o ferimento. A única explicação que ele me deu foi que havia aconteceido isso devido haver pouco tecido (pouca "carne") no local suturado, o que dificulta a cicatrização interna. A explicação não me deixou mais calma, mas...

Numa situação como esta, o médico pode se prover de 2 instrumentos: a sua experiência ou exame de cultura. Baseado em sua experiência e conhecendo o paciente e seus hábitos ele observa o ferimento, procura por secreções com cores amareladas e que tenham algum odor. A partir daí ele faz o diagnóstico e instrui o paciente. Já, o médico pode escolher não arriscar e fazer um exame de coleta, muito simples, no qual o laboratório passa um tipo de cotonete no ferimento e retira um poquinho do líquido q estiver saindo da ferida. Analisando isto eles determinam qual o microorganismo está agindo naquele ferimento para ele não sarar. Com o resultado na mão o médico sabe o q é necessário ser feito (tomar remédio, higienizar, etc).

Bom, meu médico, para meu desespero, resolveu confirar na experiência dele e eu fiquei com aquele ferimento aberto por mais 20 dias! Eu estava quase já implorando o exame de coleta para saber se havia algo errado... mas graças a D'eus, não tinha nada errado.
Continuei passando a pomada de colágeno, e ela lentamente foi "criando carne" de dentro p/ fora do ferimento, e ele foi fechando lentamente. Bem lentamentamente se me permite dizer.

Antes que me perguntem, suturar novamente o ferimento não era uma opção pois já havia se passado muito tempo desde a primeira sutura, e isso não é protocolo. Além do que, eu corria risco de infecção e não se fecha nada infeccionado... Existe uma máxima médica que diz: na dúvida, deixe aberto.

Novamente, não achei nada na internet a respeito desse assunto... por isso vou ficar devendo o link... tudo o q eu descobri foi falando com os médicos.

Ufa! Mais um susto astronômico passou!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário